Conceitos Básicos – Introdução

Neste texto você poderá aprender de forma resumida os conceitos básicos para formatar o seu notebook. Nosso intuito é o de oferecer um conteúdo enxuto, porém suficiente para você concluir a tarefa.

Boa leitura.

 


O que é Disco Rígido?

Disco Rígido ou HD (termo em inglês Hard Disc), é um dispositivo onde que são armazenados os dados, sendo eles: arquivos do sistema, arquivos pessoais, programas.

disco-rigido

A esquerda HD de Desktop, e a direita HD de Notebook

 

O que são partições?

Uma partição é uma divisão do espaço de um HD. Pode ser usado para separar o sistema operacional dos arquivos pessoais, instalação de dois sistemas, para guardar uma imagem de restauração do sistema, entre outros casos.

particoes

Exemplo de 2 Partições, sendo uma para Sistema e a outra para arquivos.

 

Mais adiante você irá ver como criar partições.

 

O que é formatar?

Formatar no seu significado mais simples, significa criar um formato.

Na informática está ligado a dispositivos de armazenamento de dados, como disco rígido, pendrive, cartão de memória, etc.

Portanto formatar um dispositivo de armazenamento, é criar um formato para que o dispositivo em questão possa ler e gravar dados.

Todos os dados do dispositivo são apagados, quando formatamos um dispositivo de dados.

Alguns exemplos de formatos. FAT, FAT32, NTFS (formatos para sistemas Windows), EXT2, EXT3, EXT4 (formatos para distribuições linux), HFS, HFS+(formatos para Mac OS X).

Normalmente durante o processo de instalação de um sistema, o pŕoprio instalador irá formatar o disco rígido no formato correto para receber o sistema.

 

Motivos para formatar um notebook.

Em algum momento de sua vida você vai precisar formatar o notebook, instalar uma versão mais recente, reinstalar a mesma para corrigir alguns possíveis problemas, ou até mesmo trocar de sistema operacional.

Os motivos podem ser diversos, como um sistema corrompido, falhas no disco rígido, sistema muito lento, vírus, etc.

É importante verificar se o disco rígido apresenta falhas. Erros no HD podem atrapalhar tanto no uso do sistema, quanto na inicialização.

Em alguns casos, é possível corrigir estes erros, em outros, será necessário formatar o disco rígido, e em casos mais graves, pode ser necessário a troca do HD.

 

Formatação Limpa.

O HD do notebook é formatado para ser instalado o sistema operacional através de uma mídia de DVD ou pendrive. Este procedimentos exclui dados e programas do HD, sendo necessário fazer backup de dados que deseja salvar.

Para que todos os dispositivos do notebook funcione corretamente será preciso fazer a instalação dos drivers tais como: áudio vídeo, rede, wi-fi, webcam e também os programas complementares tais como: pacote do office, mídia player, navegadores, antivírus entre outros.

 

Restauração de Fábrica

Retorna o notebook ao estado original fábrica. Este processo apaga todos os dados do seu disco rígido, e substitui por uma imagem de recuperação, que pode estar em uma mídia de DVD, fornecido pelo fabricante, ou como na maioria dos casos, em uma partição oculta no disco rígido.

É necessário verificar se esta opção estará disponível para o seu caso. Para escolher este modo, você deve descobrir qual a tecla do seu notebook é responsável por tal ação.

OBS. Se o HD do seu notebook já foi formatado por completo,  sem preservar a partição que contém a imagem do sistema(partição oculta), é provável que você não tenha mais esta opção.

 

Sistema de 32 ou 64 Bits.

Atualmente um sistema operacional apresenta versões de 32 Bits e 64 Bits.

Um sistema de 64 Bits processa mais informações que um de 32 Bits, e consegue gerenciar mais memória RAM (até 192 gigas , enquanto um sistema de 32 bits, no máximo 4 gigas).

Antes de escolher qual arquitetura usar, é importante:

  • verificar se o processador do seu equipamento é compatível com 64 bits (se não for muito antigo, é provável que seja compatível).
  • verificar no site do fabricante se existem drivers de dispositivos para versão 64 bits(sistemas de 32 bits devem usar drivers de 32 bits, e sistemas de 64 bits, usar  drivers de 64 bits).

 

Driver

Driver pode ser um arquivo ou um software que um dispositivo necessita para funcionar.

É a comunicação entre o equipamento e o dispositivo.

Em muitos muitos casos você conecta um dispositivo no seu equipamento e ele já funciona automaticamente. Isso acontece porque o  Windows possui um grande número de drivers básicos no sistema (somente driver, sem softwares adicionais para melhorar o uso do dispositivo e em muitos casos desatualizados).

Porém, para aproveitar os recursos que cada dispositivo oferece, é preciso instalar um driver criado pelo fabricante do dispositivo  para fornecer os melhores resultados a você, como por exemplo em placas de vídeo, de áudio, de rede, controles, etc.

driver-de-dispositivos

Todo dispositivo, precisa de um driver para funcionar.

 

Boot

É um termo em inglês, utilizado para fazer referência ao processo de inicialização do notebook. Isso acontece no momento em que você liga o equipamento até o total carregamento do sistema operacional.

O boot existe por duas razões.

1 – Testar o Hardware.

2 – Iniciar o Sistema Operacional.

Após passar pelo processo de teste, podemos escolher entre iniciar o sistema instalado no disco rígido, iniciar um pendrive de boot, ou uma mídia de CD/DVD com instalação do sistema.

Se nada for escolhido, o equipamento segue o boot, iniciando o sistema operacional instalado.

processo-de-boot

O processo de boot vai desde quando você liga o equipamento, até o sistema ficar pronto para usar.

 

Conclusão

Com esta pequena introdução aos termos mais comuns utilizados no processo de formatar um notebook, você poderá começar a ler e colocar em prática os 7 passos para formatar.

Continue aqui:

Infográfico Resumido dos 7 Passos Para Formatar

Guia Completo Para Formatar

 

Ficou com alguma dúvida, ou quer sugerir algo?

Fique a vontade para deixar seu comentário logo abaixo.

Guia Inicial
Avalie Este Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *